Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras no setor elétrico para 2025

O setor elétrico brasileiro vive um momento de transição e inovação. Com a expansão das fontes renováveis, a digitalização de processos e as exigências crescentes de sustentabilidade, novas profissões ganham destaque em 2025. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e dados da EPE, as áreas ligadas à transição energética estão entre as que mais devem crescer no país nos próximos anos.

Quais são as profissões em alta?

Engenheiro de Sistemas Elétricos e Energéticos
Essenciais para o planejamento e operação do sistema interligado nacional. Segundo a EPE, há carência de profissionais com experiência em modelagem de redes e integração de renováveis.

Especialista em Energias Renováveis
Com mais de 180 GW em projetos de solar e eólica em fase de licenciamento no Brasil, a demanda por gestores de projetos e analistas ambientais aumentou 28% desde 2023, de acordo com a ABEEólica.

Analista de Dados e Modelagem Energética
Relatório da McKinsey aponta que a digitalização do setor elétrico exigirá até 5 mil novos profissionais com habilidades em Python, IA e ciência de dados até 2026.

Técnico em Sistemas Fotovoltaicos e Armazenamento
A ABSOLAR destaca que o Brasil superou 45 GW de potência solar em 2025, o que aquece o mercado para técnicos qualificados, especialmente com certificações como a do SENAI e CREA.

Especialista em ESG e Regulação do Setor Elétrico
Com a implementação de marcos legais como o SBCE (mercado de carbono regulado), profissionais com experiência em ESG, compliance ambiental e regulação passaram a ser requisitados por empresas e consultorias estratégicas.

Conclusão

As profissões do futuro no setor elétrico brasileiro estão diretamente ligadas aos pilares da transição energética: inovação, sustentabilidade e eficiência. Com as mudanças regulatórias e tecnológicas em curso, profissionais com formação técnica, domínio digital e visão sistêmica estarão na linha de frente da transformação do setor.

Se você deseja se destacar, comece agora: busque cursos específicos, conecte-se com a comunidade do setor e acompanhe os movimentos de mercado. O setor elétrico vai precisar de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *